27.9.11

Aliados da Dieta - Parãmetros do emagrecimento!

Bom dia!

Hoje só um toque importante pra quem está fazendo uma dieta aliada a exercícios físicos: Além da balança, é preciso tirar algumas medidas e prestar atenção em outros parâmetros, que não só o peso!

No quadro "Medida Certa" do Fantástico, isso ficou bem claro: os dois, Zeca e Renata, emagreceram, mas a balança não mostrou o resultado total do emagrecimento. Isso acontece porque a massa magra (músculos) pesam mais que a gordura EM UM MESMO DETERMINADO ESPAÇO. Gente, tava lendo alguns posts sobre essa questão que se fala que massa magra pesa mais que massa gorda... e a idéia está deturpada, vários blogs falam que não tem nada a ver, pois 500gr de massa magra pesa o mesmo tanto que 5500gr de massa gorda... é obvio! Mas a questão não é essa, mas sim o peso específico!

Como assim? Oh, 1kg de massa magra pesa o mesmo tanto que 1kg de massa gorda.... mas a diferença é  o ESPAÇO que ambas ocupam: a massa gorda ocupa mais espaço neste mesmo 1kg que a massa magra.

Tá, e porque to falando isso? Porque a partir do momento que você começa a se exercitar, automaticamente seu corpo começa a perder gordura - e ganhar músculos. Sendo assim, o que ocorrerá: você vai perceber que você afinou, perdeu medidas, mas o seu peso talvez fique estagnado (ou ao menos não gere o resultado que você esperava diante dos seus esforços). Isso então porque, ocupando menos espaço, a massa magra está pesando o mesmo tanto que a massa gorda de antes, sendo que esta ocupava um espaço maior!

Que confusão..rsrs.. mas é isso mesmo, sem erro! Portanto, para não ficar decepcionado com os resultados dos seus esforços, não basta subir na balança: tire medidas suas periodicamente! Estabeleça em que pontos medir e meça sempre nos mesmos pontos, principalmente nos principais pontos de acúmulo de gordura - cintura, braços, coxas e bunda (especialmente para mulheres). Ai sim, você saberá se está tendo resultados!



O ideal é fazer o exame de composição corpórea, mas quem não tem essa oportunidade, a medição de peso + medidas já vai lhe demonstrar melhor o que você está alcançando!

Eu fiz minhas primeiras medidas ontem, pois quando comentei com o maridão que já estava me sentindo mais "fina" que me lembrei dessas informações!

Então tasque sua fita métrica e bora controlar!

Eu já estou felizzzz que só eu, me pesei na sexta e estava com 73,6kg... 1,4kg a menos que o inicial! Ou seja, a balança mostrou resultados sim - até porque meus exercícios tem sido mais aeróbicos, o que não dá MUITO aumento de massa magra, ajuda pouco nesse sentido (depois,quando já estiver bem habituada ao ritmo da Zumba, pretendo usar pesinhos pra fortalecer a musculação! Se você não curte puxar ferro, como eu, ficadika!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? Oba! Brigada :D

Responderei no mesmo post se tiver dúvidas, ok?

Quer divulgar seu blog, sorteio, etc? Por gentileza, mande por email, farei a divulgação com o maior prazer!